segunda-feira, 11 de junho de 2012

Disque Denúncia Unificado – DDU

O Disque Denúncia Unificado – DDU é um serviço que o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Defesa Social, disponibiliza aos cidadãos mineiros, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e em parceria com o Instituto Minas Pela Paz. O Disque Denúncia consiste em uma central única de recepção, processamento e resposta de denúncias anônimas de crimes e sinistros, que funciona através do tridígito 181, mantendo o anonimato do denunciante. O DDU tem como principais benefícios esperados melhorar a comunicação entre Estado e sociedade, além de recolher e analisar informações que auxiliem na elucidação de ocorrências e na prevenção de delitos.

Com o lema “O importante é o que você diz, não quem você é”, o serviço foi lançado oficialmente em novembro de 2007, nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessa época, os 34 municípios atendidos pelo serviço concentravam 25% da população mineira (aprox. 4.600.000 habitantes). Em 2009, o serviço foi lançado em mais 13 municípios, sedes de RISP, atendendo cerca de 38% da população de Minas Gerais (aprox. 7.700.000 habitantes), e em 2010 foi expandido para as sedes de ACISP, atingindo um total de 90 municípios e 60% da população do Estado (aprox. 10.900.000 habitantes).

Municípios atendidos pelo DDU 2010 (Expansão para as sedes de ACISP´s)

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